O conjunto de procedimentos estéticos que visa o equilíbrio dos traços do rosto e a harmonia da região como um todo: esse é o conceito inicial da harmonização facial. Essa técnica já é tendência visual atualmente, e conquista pacientes que sentem a necessidade de fazer modificações estéticas e aumentar a autoestima e a confiança, com uma aparência mais jovem ou mais simétrica.
Separamos aqui nesse post os principais detalhes sobre o procedimento; acompanhe aqui a leitura e tire suas dúvidas sobre a harmonização facial.
Você também pode acessar a nossa página de especialidades, exclusiva para harmonização facial, clicando aqui.
O principal foco é elevar a confiança e autoestima dos pacientes, proporcionando equilíbrio aos traços do rosto e simetria visual.
Pontos como rugas, linhas de expressão, flacidez, proporção das maçãs do rosto e alinhamento do nariz: tudo por ser corrigido pelos procedimentos que a harmonização facial compreende.
Geralmente, as técnicas usadas na harmonização facial são indicadas para pacientes acima dos 25 anos, idade onde a pele começa a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento. Porém, o procedimento não tem restrições de idade, uma vez que é minimamente invasivo e pode compreender pessoas mais jovens que tenham desejo em fazer algum ajuste na região do rosto.
Após uma análise do profissional especialista, levando em consideração as necessidades de cada paciente, o cirurgião dentista identifica qual a melhor técnica a ser usada para cada caso específico. Entre as indicações da atuação da harmonização facial, podemos destacar:
rugas e linhas de expressão, em excesso ou incômodas;
problemas no sorriso;
estética da região do nariz, quando em desarmonia com o rosto;
flacidez;
bigode chinês;
perda de volume facial.
Entre as principais técnicas usadas no procedimento de harmonização facial, podemos destacar:
Feitos com material biocompatível, os fios de sustentação são usados para combater a flacidez e marcas de expressão, além de possíveis sulcos no rosto e pescoço. Eles suspendem, por assim dizer, a pele, produzindo efeito lifting, estimulando a produção de colágeno e firmando a pele.
Quando se faz uso dos preenchedores, as rugas e sulcos da região facial e pescoço são corrigidos, trazendo mais volume e simetria para o rosto. Também são muito usados para aumentar o volume dos lábios, corrigir pequenos detalhes, principalmente na região nasal, e garantir melhor aparência para cicatrizes.
A principal substância usada atualmente como preenchedora é o ácido hialurônico, que atua suavizando as rugas e também hidratando a pele, preenchendo o espaço entre as células. Também contribuem evitando o surgimento de novas rugas.
Ativos que estimulam a produção de colágeno, os bioestimuladores conferem um efeito restaurador e rejuvenescedor para a pele do rosto. Eles combatem rugas e outras linhas de expressão de maneira natural e crescente, trazendo simetria e proporção ao rosto.
Uma das técnicas mais conhecidas, a toxina botulínica contribui com o arqueamento das sobrancelhas, combatendo linhas de expressão como os famosos pés de galinha, e outros sinais de envelhecimento que surgem ao decorrer dos anos por conta da contração dos músculos e outros fatores.
Dependendo da análise do paciente e quais as técnicas serão utilizadas, a realização do procedimento pode variar; porém, em grande maioria, a manipulação das técnicas usadas se dá por meio de agulhas ou microcânulas, que são aplicadas de maneira indolor e pouco invasiva. O profissional que realiza o procedimento também pode espalhar o produto com aplicação manual, o que ajuda na distribuição e traz mais naturalidade para os resultados, que são visíveis logo após a aplicação.
Um dos fatores que mais agrada quanto à realização da harmonização facial é a possibilidade de resultados rápidos e muito visíveis. Compreende, principalmente, as seguintes expectativas:
Retomando a firmeza e jovialidade do rosto, as técnicas usadas na harmonização facial conferem mais volume às áreas tratadas, de acordo com as necessidades do paciente, para oferecer proporção e equilíbrio ao rosto.
Com análise e estudo da face do paciente, o cirurgião dentista consegue identificar os pontos a serem tratados, com o objetivo de reduzir as rugas existentes, e evitar o surgimento de novas linhas de expressão, conferindo o aspecto jovial à pele.
O alongamento de áreas da face também é prática comum na harmonização facial, principalmente entre o público masculino. É trabalhada a definição da área, valorizando o contorno do rosto e trazendo uma aparência mais marcante.
Considerando todos os benefícios oferecidos, a harmonização facial se destaca cada dia mais como um conjunto de técnicas que oferece resultados satisfatórios e imediatos, de maneira pouco invasiva e sem cicatrizes.
A Viso Odontologia conta com equipe especialista e tecnologia de ponta, alinhada com as inovações da Odontologia Estética, para oferecer o melhor em procedimentos de harmonização facial em Brasília. Clique aqui e agende conosco uma avaliação.