Extração de Siso: Quais cuidados ter após a cirurgia

Um dos momentos mais tensos para os pacientes é quando algum dente tem que ser extraído. Quando esse dente, em especial, é o siso, é preciso ter atenção redobrada tanto antes quanto depois do procedimento. 

Para muitos, retirar o siso pode ser um alívio devido às dores que esse dente causa quando não tratado. Ele é o último dente a nascer no ser humano, e costuma aparecer por volta dos 18 anos de idade.

Várias questões permeiam esse dente e, devido à sua complexidade, é comum que os dentistas recomendem sua extração. Acompanhe a leitura abaixo, preparada pela Viso Odontologia, e saiba mais sobre quais os cuidados essenciais para tomar após a cirurgia.

O que é o dente siso? 

Como dito de forma breve, o dente siso é o último a aparecer, e também pode demorar vários anos para que ele cresça completamente. As dores causadas por ele são graças ao seu nascimento tardio. 

Por ser o último a se desenvolver, ele acaba ficando sem espaço dentro da boca e empurra os outros dentes, os forçando a se deslocarem. Devido a esse aperto, o paciente sente muitas dores e incômodos que chegam a ser insuportáveis. 

Nesse caso, a cirurgia odontológica é a única opção. Há também pacientes que não sentem dores ou incômodos, mas, mesmo assim, a cirurgia é recomendada para evitar futuras complicações, o que é muito provável de acontecer.

Como funciona a extração do siso?

A cirurgia de retirada do siso precisa ser feita por um profissional de confiança. Caso feita de forma indevida, complicações sérias podem surgir, colocando a saúde do paciente em risco. Portanto, o primeiro passo é escolher uma clínica odontológica responsável, como a Viso.

O processo de retirada é iniciado com a aplicação da anestesia, para que o paciente não sinta dores ou incômodos durante o procedimento. Em geral, o dentista costuma retirar o siso de duas formas: 

  • Siso Aparente: Nesse caso, o siso é retirado da mesma forma que um dente normal. O procedimento cirúrgico ocorre, geralmente, de forma fácil e sem complicações.

  • Siso Oculto: Quando o dente ainda não nasceu, o cirurgião dentista precisa realizar um pequeno corte na gengiva do paciente, para que então seja possível retirar o dente.  

Quais cuidados tomar após retirar o siso?

Fonte: (Reprodução/Internet)

Não esqueça que é normal que os primeiros dias após a cirurgia sejam os mais chatos e incômodos para os pacientes. O primeiro dia, em especial, é o mais desagradável, mas nada que não seja suportável. 

É importante entender que a retirada do siso é um procedimento cirúrgico como qualquer outro. Isso significa que é preciso um tempo para que o corpo se recupere totalmente, e que inchaços no local do procedimento podem ser comuns.

Uma recomendação da Viso Odontologia é fazer pequenas compressas com gelo. Esse método é uma ótima alternativa para aliviar as dores e diminuir os inchaços da região. Caso queira, o paciente pode intercalar o uso das compressas em intervalos de trinta minutos.

A partir dos dias seguintes, a temperatura da compressa pode ser um pouco maior. Uma compressa morna é mais agradável durante a recuperação, uma vez que ajuda a relaxar os músculos da boca.

Tenha mais atenção nos primeiros dias

Além dos cuidados básicos e de higiene que todos devem ter, é importante estar atento a outros pontos, como:

  • Não fumar;

  • Evitar bebidas alcóolicas;

  • Quais alimentos consumir;

  • Uso de remédios;

  • Manter a limpeza bucal em dia.

O que comer depois de retirar os sisos

Não deixe de se alimentar, mas tenha mais atenção a quais alimentos você irá consumir. Tente ao máximo evitar os alimentos que possam, de alguma forma, ferir a área que foi operada. 

Comidas extremamente quentes ou frias nos primeiros dias após a cirurgia podem causar sérias consequências ao paciente. Lembre-se de que a área ainda está com os pontos do procedimento, ou seja, está sensível e sujeita à acidentes.

O mais recomendado é que a alimentação seja primordialmente líquida ou pastosa, em temperatura morna ou ambiente. Dessa forma, você consegue evitar que sangramentos ocorram. Algumas dicas de alimentos são: 

  • Sorvete

  • Purês

  • Caldos

  • Comidas batidas no liquidificador

  • Macarrão

Lembre-se de que é de extrema importância você manter sua hidratação nesse período. Beba água à vontade, mas evite fazer movimentos de sucção com a boca. Opte por beber com a ajuda de canudinhos ou garrafas especiais que facilitem a hidratação. 

Não tome medicação em excesso

Caso o seu dentista tenha prescrito algum medicamento para te ajudar a lidar melhor com as dores nos primeiros dias ou para evitar possíveis infecções, evite ao máximo tomar desnecessariamente.

O uso irresponsável de remédios para dor pode causar dependência e resistência do organismo, diminuindo os efeitos. Todos eles devem ser tomados seguindo estritamente as ordens passadas, para que sua recuperação seja o mais saudável possível. 

Aproveite que alguns medicamentos podem causar sonolência, e aproveite esse tempo para descansar. Um repouso bem feito é primordial para uma recuperação bem sucedida. 

Confie na Clínica Viso Odontologia para a extração do seu siso! Com equipamentos de alta tecnologia, temos o compromisso com a sua reabilitação oral e a saúde dos seus dentes. Entre em contato conosco ou visite nossa clínica na Asa Sul.

Whatsapp